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Bem Estar, Saúde

5 dicas imperdíveis para você iniciar uma rotina de corridas

5 dicas imperdíveis para você iniciar uma rotina de corridas

Você já sabe que a prática da corrida traz inúmeros benefícios a saúde humana, como alívio do stress, fortalecimento muscular e emagrecimento, não é mesmo?

| Aposto que sim.

Agora, como começar uma rotina de corrida de maneira que você possa se beneficiar ao máximo dessa excelente prática de exercício físico?

Neste artigo, você vai ler 5 dicas essenciais para turbinar a sua qualidade de vida através de uma rotina de corrida. Continue lendo o artigo para descobrir quais são elas.

Primeira dica: Decida correr

Pode parecer absurdo, mas se você não se comprometer com a prática, provavelmente, sua rotina de sedentarismo provavelmente lhe impedirá ter mais qualidade de vida.

É necessário força de vontade, determinação e esforço para levar adiante sua rotina de exercícios. Se você levar adiante, consequentemente vai obter todos os benefícios da corrida.

Segunda dica: Encontre um bom par de tênis

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Depois de tomada a decisão, é hora de encontrar um par de tênis adequado. Usar o sapato errado pode causar alguns danos para o seu corpo, principalmente aos seus joelhos.

Assim, é importante que você invista num bom par de tênis, pois você evitará lesões ou machucados durante suas atividades.

Terceira dica: Faça um plano de corridas

É importante você ter um plano de corridas para que possa disciplinar o seu cérebro. Além disso, você também deve criar uma estrutura para a sua corrida, sabendo exatamente que dias, horários e lugares você realizará as suas atividades.

Nos primeiros dias, será necessário um pouco mais de força de força de vontade, determinação e esforço. No entanto, depois de 3 semanas de exercícios, provavelmente você estará pensando porque demorou tanto tempo para iniciar sua rotina de corridas.

Quarta dica: Passe a balancear a sua Alimentação

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No decorrer da sua rotina, você precisará se manter energizada (o), por isso, você vai ter que balancear sua alimentação para evitar algumas calorias extras, que podem lhe deixar pesado e sem disposição para prosseguir com a rotina.

Você pode conversar com nutricionistas e obter ainda mais informações ou você pode entrar em contato com uma das Farmácias Primavera.

Quinta dica: Paciência: os benefícios não são de um dia para o outro

Independente do seu objetivo (perda de peso, disposição, fortalecimento dos ossos…), saiba que as mudanças positivas, quando você começa a se exercitar com essa prática, não serão visíveis, na balança ou no espelho, muito rapidamente.

Os benefícios da prática da corrida (bem como de outras atividades físicas), levam tempo. É necessário paciência para colher os frutos.

Eleita como uma das melhores atividades físicas para o organismo, pois melhora o condicionamento cardíaco a corrida é a prática de exercícios físicos  que proporciona maior queima de calorias.

 

Ficou animado? Vamos correr?

Hábitos Alimentares

Hábitos alimentares: Descubra como criar bons hábitos alimentares

Hábitos alimentares: Descubra como criar bons hábitos alimentares

Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em mudar seus hábitos alimentares, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia?

Se você já se fez essa pergunta, mas não obteve respostas satisfatórias, então leia esse artigo para mais sobre:

– Como surge um hábito em sua vida;

– Como os hábitos funcionam;

– Como você pode mudar sua alimentação mudando os seus hábitos.

Parece interessante? Saiba que grande parte da humanidade não tem a informação de como os hábitos funcionam e como podem mudar as suas vidas, em todos os seus aspectos, a partir da mudança de seus hábitos.

Então, vamos entender mais sobre esse assunto?

O que é um hábito

No consagrado livro, O poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios , do norte-americano Charles Duhigg, podemos encontrar a seguinte definição para “o que é um hábito?”:

Um habito é uma escolha que em algum momento tomamos deliberadamente, e depois paramos de pensar a respeito, porém continuamos fazendo, às vezes todo dia.

Entenda agora como esse conceito é aplicado a todas as suas escolhas do seu dia a dia, incluindo as escolhas que você faz em relação a sua alimentação.

Como surge um hábito em sua vida?

Digamos que ao entrar em uma lanchonete, numa bela tarde, você escolheu comer um doce extremamente prejudicial a sua saúde, principalmente poque ele tem muito açúcar. Você diz, em seu interior, que você merece aquela fatia porque o dia está “pedindo”.

StockSnap_LIETABWJ31Na outra tarde, novamente você compra o bolo. No outro dia, novamente. E, desde então, não parou mais de comprá-lo e comê-lo.

Esse é um exemplo simples que nos revela a essência da criação de um hábito. Você criou o hábito de comer esse doce e agora, provavelmente, terá dificuldades em deixar de comê-lo.

Isso aconteceu porque uma vez feita a escolha de comer aquele doce, as outras vezes se tornaram padrões. Você nem pensou em comer o doce, mas mesmo assim, comprou e comeu o doce. Sua mente padronizou uma escolha.

Novamente: Um habito é uma escolha que em algum momento tomamos deliberadamente, e depois paramos de pensar a respeito, porém continuamos fazendo, às vezes todo dia.

Como os hábitos funcionam?

Segundo Charles Duhigg, todo hábito tem inicio com um estimulo. Esse estimulo manda o cérebro entrar em modo automático e indicar qual hábito deve ser usado.

Vamos voltar ao exemplo anterior… Quando você entrou na lanchonete, naquela tarde maravilhosa, e avistou aquele doce, na vitrine. Você sabia que não podia comer aquele bolo, mas sua boca não lhe obedeceu e você decidiu comprar uma única fatia porque a tarde “combinava” com aquela fatia de bolo.

No dia seguinte, ao entrar novamente na mesma lanchonete, lá estava o bolo. Mais uma vez, você compra outra fatia. E isso vai se repetindo ao longo de meses…

Neste caso, o que aconteceu foi que você, toda vez que entrava na lanchonete, teve o estimulo de comer o bolo (deixa), não parou mais de comprar o bolo (rotina) e tudo isso para se sentir feliz ao comê-lo (recompensa). No ato de comê-lo, você se sentia realizado e menos triste.

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Assim é o funcionamento de um hábito.

Como você pode mudar sua alimentação mudando os seus hábitos

Entendendo que o que cria um novo hábito são a deixa e a recompensa, você pode mudar sua alimentação observando o quê você come durante o seu dia e o porque de comer o que se come.

Ao realizar essa observação, você terá identificado os estímulos e as recompensas pelos quais sua rotina de alimentação é criada. Podendo facilmente mudá-los.

É bom ter um caderno especifico para o registro dessas anotações. Assim, você acompanhará, de maneira organizada, quais e como estão sendo mantidos os seus hábitos alimentares.

É um trabalho que envolve de 3 a 4 semanss e é responsável por trazer inúmeros benefícios à sua vida, sendo um desses benefícios a mudança, para melhor, no aspecto alimentar.

Ao terminar a obervação, verificará que muito do que você comia durante o seu dia a dia, não estava diretamente relacionado ao seu bem estar e a sua vida alimentar saudável.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe um comentário, aqui em baixo, com dúvidas e questões para que possamos compartilharmos ainda mais informações.

 

Fitness

5 exercícios seguros e saudáveis para você perder calorias e medidas

5 exercícios seguros e saudáveis para você perder calorias e medidas

Você vem se olhando no espelho mas não está gostando da forma do corpo que está vendo? Gostaria de transformá-lo através da prática de algum execício físico?

Se você respondeu sim a essas duas perguntas, entenda que é normal os seres humanos passarem por fases onde estão acima do peso.

Quando isso acontece, é bom refletir sobre como resolver esse incomodo da melhor, mais segura e saudável maneira possível. Afinal, se uma área de nossa vida não está bem, todas as outras tendem a ser influenciadas por essa área que não está bem.

Existem inumeras maneiras, seguras e saudáveis, das quais você pode utilizar para a redução de peso. Talvez você se pergunte sobre “quais são as as que, efetivamente, contribuem nesse processo”?

A prática de exercícios físicos é um dos mais seguros e saudáveis caminhos para que você atinja as medidas certas e que realmente farão você feliz e de bem com a vida, além de manter a forma do seu corpo no decorrer da prática.

Neste artigo, você vai saber mais sobre os benefícios de 5 exercícios que vão lhe permitir alcançar o estado desejado em suas medidas.

Vamos lá?

Primeira Dica: Faça corridas durante a semana

Mulher-Correndo-na-Orla-600x338A corrida é um dos esportes que mais conquista adeptos em todo o mundo. Isso porque a prática da corrida traz inúmeros benefícios a saúde humana e não somente a perda de calorias e medidas.

Veja os principais benefícios que você pode ter ao correr de 3 a 4 vezes por semana:

– Reduz a gordura corporal;

– Melhora a ansiedade e tensão;

– Melhora da qualidade do sono;

– Melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar;

– Melhora os níveis de colesterol;

– Melhora a força dos membros inferiores;

– Auxilia na redução da osteoporose;

– Diminuição da pressão sanguínea.

Para garantir todos esses benefícios, o ideal é que você mude os seus hábitos alimentares, passando a realizar mais atividades físicas em sua semana, de maneira intercalada.

Para saber como mudar os seus hábitos alimentares, leia o artigo anterior “hábitos alimentares”

Segunda dica: Andar de bicicleta

StockSnap_6B6C7FF9C1Especialistas afirmam que andar de bicicleta pode ser comparado a caminhada e a prática de corrida. É um exercício que aeróbico que melhora o condicionamento físico do indivíduo que o pratica.

Veja os benefícios de andar de bicicleta, de 3 a 4 vezes por semana, em sessões de apensas 40 minutos:

– Dê adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo;

– Trabalha os membros inferiores;

– Melhora a frequência cardíaca;

– Ao contrário da caminhada ou da corrida, andar de bicicleta tem baixo impacto no seu corpo, pois você consegue distribuir a sua massa, não sobrecarregando nenhuma outra parte;

– Promove a sensação de liberdade e independência.

Terceira dica: Você já pensou em lutar boxe?

O boxe é uma das práticas que mais cresce nas acadêmias especializadas. Além de ajudar no emagrecimento, também é responsável por tornear o corpo e também na saúde mental do indivíduo, mandando embora o estresse.

Se você está pensando em lutar boxe, saiba que um dos maiores benefícios que essa prática pode lhe gerar é a melhora do seu sistema cardiovascular.

No decorrer da prática, perceberá maior resistência e melhoria de seu sistema respiratório.

Outro benefício é o nível de concentração decorrente da prática. O que gera um diferencial num mundo de pessoas dominadas pelas distrações.

Quarta dica: Treinos de musculação

weights-817635_1920Apesar de está associada diretamente a músculos bem definidos e tonificados, a musculação pode contribuir, muito além disso, com um indivíduo que almeja ter um corpo em forma e saudável. Na verdade, muculos definidos e tonificados é só o começo.

A prática da musculação queima gordura, fortalece os ossos e até rejuvenesce.

Veja os principais benefícios da musculação:
– Acelera o metabolismo;
– Deixa o corpo mais jovem;
– Perda de gordura e ganho de músculos;
– Protege os ossos;
– Trabalha grandes grupos musculares;
– Melhora o funcionamento do coração;
– Aumento da flexibilidade.

 

Quinta dica: Treinos de Natação

01A natação é bastante procurada tanto por pessoas que almejam a boa forma quanto por pessoas que almejam uma boa manutenção da saúde.

Os principais benefícios da natação são:

– Controle de peso e queima calorias;

– Trabalha todo o corpo e o torna mais flexível;

– Melhora a saúde do coração;

– Não tem impacto no corpo (ao contrário da corrida e da caminha);

– Longevidade;

– Contribui no controle do colesterol;

– Reduz o risco de diabetes;

– Combate o estresse;

– Bem-estar: autoestima.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe um comentário, aqui embaixo, para compartilharmos mais dicas e informações.